O que é ansiedade? O que significa ter ansiedade? Como combater?

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O que é ansiedade? O que significa ter ansiedade?

“Estou muito nervosa, é difícil para eu respirar.” “Eu me vejo excessivamente agitado e não sei por quê.” Você ouve estas frases? Você quer saber o que está escondido atrás deles? O que é ansiedade? Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber sobre essa emoção. Além disso, nós lhe daremos 15 dicas para superá-lo. Continue lendo e descubra em detalhes o que é ansiedade.

O que é ansiedade?
Muitas vezes ouvimos sobre o conceito de ansiedade em todos os tipos de circunstâncias; nos noticiários, ao fazer a compra, no trabalho, nas relações interpessoais, nos esportes, etc. Está presente na mídia e nas conversas cotidianas.

É freqüentemente usado de forma incorreta e indiscriminada. Isso torna difícil para nós saber precisamente o que é ansiedade. No entanto, a definição de ansiedade pode ser diferenciada de outras que são usadas em contextos semelhantes, como estresse ou depressão.

Ansiedade significa “estado emocional desencadeado pela antecipação de perigos ou ameaças”. É uma emoção básica e não primária (como alegria, raiva ou tristeza) porque carece de características próprias. Por exemplo, compartilha traços de medo, como desencadear pensamentos desagradáveis ​​relacionados à nossa segurança.

Diferença entre ansiedade e estresse

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O conceito de ansiedade é muitas vezes misturado com o do estresse. Ambos os processos são inerentes ao nosso dia a dia, nos preparam para enfrentar nossos desafios, podem levar a problemas de saúde, produzir uma alta ativação fisiológica e são desencadeados por situações semelhantes; como o período do exame.

No entanto, essas palavras não são sinônimos. A ansiedade é uma emoção e o estresse não é. Da mesma forma, o estresse é frequentemente desencadeado por um estímulo presente enquanto a ansiedade não está presente.

Ansiedade: Causas
Para saber claramente o que é necessário ansiedade notar que interage com outras características de nossa personalidade (neuroticismo ou introversão, de acordo com Eysenck), tais como aquelas herdadas ou devido ao ambiente. Existem vários fatores que nos levam a encarar essa emoção mais ou menos.

A explicação da ansiedade é multicausal. Seus vários componentes e gatilhos interagem entre si e afetam nossa interpretação da ansiedade. Estas são as origens que explicam as causas mais frequentes de ansiedade:

Aprendizagem ao longo da vida, aprendemos com a nossa experiência pessoal, como nos casos que estudantes tem dificuldade para elaborar seu projeto final ( veja mais: Tcc Sem Drama), através de feedback de outras pessoas ou observação (teoria da aprendizagem social) que certas situações, como estar desempregado, são ameaças ou riscos para nós. Por exemplo, fortes associações de idéias podem ser estabelecidas na infância, que produzem essa reação emocional muito depois. Na verdade, esse período é muito importante para nossa aprendizagem emocional.
Esquemas mentais e pensamentos desagradáveis: Pensar em situações que produzem desconforto, independentemente de serem passadas, presentes ou futuras, acentua a percepção dos perigos ou ameaças. Não importa se são reais ou fictícios, o que é relevante são os processos cognitivos do indivíduo.

Expectativas perigos ou ameaças:

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Contemplando a possibilidade de que um evento desagradável podem ocorrer, tais como a doença, a possibilidade de ser criticado por outros, entrar em contacto com um animal perigoso ou perdas econômicas, desencadeia esse estado emocional.
Percepção de alterações fisiológicas: Se notar algo incomum em nosso corpo, tais como palpitações cardíacas e tremores e saber o seu porquê, é provável que você reações ansiosas. Por outro lado, o consumo abusivo de álcool, substâncias alucinógenas ou outros elementos que afetam nossa ativação fisiológica, fazem parte dos responsáveis ​​por esse estado.

1. Experimente controlar a respiração
Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

 

2. Evite pensamentos negativos

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter.

Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento temido, principalmente os negativos. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devesse substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.

 

3. Invista em alimentos com triptofano

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Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate. Outra possibilidade é ingerir o lectus caps comprar, junto com vitamina B6 e magnésio.

Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.