Qual é o nível ideal do ph do cabelo?

Resultado de imagem para ph do cabelo
Qual é o nível ideal do ph do cabelo?

Conheçam um pouco mais sobre o pH do cabelo. Porque o cabelo é principalmente proteína, tende a ser muito forte. No entanto, os processos químicos, podem enfraquecer o cabelo, fazendo com que se quebre facilmente.
Qual é a composição do cabelo?
O cabelo é composto de duas partes. A camada mais externa que é a cutícula e no interior dessa casca.
Cutícula
Quando o cabelo está danificado, as escamas da cutícula se destacam e se rompem. Isso expõe a casca, fazendo com que seu cabelo se sentir mais fraco.
É Por isso que quando há algum alisamento qualquer tratamento agressivo contra o cabelo, você deve ter em conta que estas danificar a cutícula do cabelo.

Casca

Imagem relacionada

A casca é o que dá ao cabelo força e elasticidade. Por esta razão, o cabelo danificado não retorna à sua forma original e pode até quebrar quando é esticado.
Quando o cabelo está molhado, a água atravessa a cutícula, o córtex, este processo faz com que o cabelo se mantenha hidratado e saudável.
Por isso, é importante manter a cutícula saudável, já que se o cabelo não está correctamente hidratado, o mais provável é que se torne fino, se quebrar, se torne quebradiço e este propenso a danos permanentes.
Outro dado que você deve saber é que a melanina é a parte interior da casca e é o que dá a pigmentação, é dizer a sua cor original do cabelo.

Conhecendo o PH do cabelo
Como você já deve saber, o pH de uma maneira geral, baseia-se em uma escala de 0 a 14. Um pH de 7 é neutro. Um pH abaixo de 7 é ácido, e um pH maior que 7 é alcalino. O cabelo está na faixa de 4,5 a 5,5.
Esta imagem descreve melhor em que nível se encontra o pH do cabelo.
Por exemplo, a água pura tem um pH de 7 (neutro), enquanto que o seu cabelo e a pele têm um pH de 5 (pouco ácido).
A maioria dos shampoos tem um equilíbrio de pH em torno de 7 (o pH é neutro, mas não é o indicado para o seu cabelo já que o pH do cabelo está entre 4.5 e 5.5).

As substâncias ácidas

Resultado de imagem para substâncias ácidas

No caso das mulheres, a alopecia feminina tem cura: os produtos ácidos fecham a cutícula do cabelo. Para aqueles que têm alta porosidade do cabelo, se for utilizado um produto ácido, depois do condicionamento profundo ajuda a fechar as cutículas ao longo da haste do cabelo, selando e retendo assim a umidade no cabelo. Para as pessoas de baixa porosidade, cuja cutículas do cabelo já estão devidamente fechadas, utilizando um produto com pH baixo fará mais compactas as cutículas, tornando mais difícil que a umidade penetre no cabelo.

Substâncias alcalinas:
Os produtos alcalinos oscilam entre 7,1 e 14. Estes produtos fazem com que a cutícula do cabelo se enche com o fim de penetrar no eixo do cabelo. Os relaxantes (procedimentos para enrolar o cabelo) e tinturas para o cabelo são dois produtos alcalinos cabelo bem conhecidos. Os relaxantes têm um nível de pH entre 9-14. As tinturas para o cabelo temporários têm um nível de pH entre 7 e 8. As tinturas para o cabelo semi-permanentes têm um nível de pH entre 8 e 9 e as tinturas de forma permanente têm um nível de pH entre 9 e 11.
Lista de insumos naturais ácidos e alcalinos para o cabelo
Se você estiver usando algum tratamento com algum destes insumos naturais, verifique o seu nível de pH para controlar o pH do cabelo.

Produtos naturais ácidos:
Aloe Vera : 6
Bicarbonato de sódio : 9
Argila de bentonita : 9-10

Benefícios de equilibrar o nível de pH do cabelo e do couro cabeludo
Se você tem um couro cabeludo com um pH equilibrado. O cabelo com pH balanceado ajuda a reter a umidade do cabelo de forma mais eficiente. (pH balanceado é entre 4,5-5,5), além de diminuir a queda, fazendo com que você não precise gastar com remedio para alopecia feminina.

Como equilibrar o cabelo e o nível de pH do couro cabeludo:

Resultado de imagem para ph

Usar produtos que têm um nível de pH entre 4 e 7. É raro que os produtos apresentam o nível de pH na embalagem, mas você pode comprar tiras de pH e determinar o nível de pH do seu produto. Se você observar o recipiente em sua lista de ingredientes estão os ácidos cítricos, hidróxido de sódio, titanato de trietanolamina, estes são adicionados em pequenas quantidades dos produtos para reduzir ligeiramente o nível de pH.
Usa um amaciador natural para o cabelo com vinagre de cidra da maçã O vinagre de maçã tem um nível de pH de cerca de 3 por isso deve ser diluído com água.

As tiras que medem o pH do cabelo
Seria bom contar com tiras que medem o pH do cabelo para saber com exatidão o nível de pH seja com os produtos que compramos com os produtos naturais que usamos.
Muitas pessoas perguntam qual é a proporção que se deve usar para criar um enxágüe com vinagre de maçã, o normal é usar a proporção de 50:50, tanto de vinagre de maçã como de água, mas não a todos acham essa proporção. Se não funcionar é porque nem todos temos o mesmo cabelo, então é aí que temos que testar e dar com a proporção adequada, só se aplica menos vinagre e mais água. Em todo caso, o mais prático seria usar as tiras de pH que vendem em qualquer farmácia para saber quanto é realmente o pH dessa mistura.
Lembre-se que o pH do cabelo deve estar na faixa de 4,5 a 5,5.